Fotos e filmagem: Luciano Bernz | OBlumenauense
No dia 18 de fevereiro de 1978, foi inaugurada a ponte de concreto na Rua Ruy Barbosa, que começou a ser demolida na manhã desta terça-feira (11). Uma retroescavadeira era vista dentro do Ribeirão Garcia retirando pedras e terra, para dar lugar aos restos de concreto da ponte que era derrubada.
Alguns moradores observavam o trator britadeira quebrando o concreto de 37 anos, pelo qual passaram tantas vezes para acessar as ruas Progresso e Ruy Barbosa. Durante os próximos sete meses, eles irão acompanhar a construção de uma nova ponte que deverá dar mais vazão ao Ribeirão Garcia, o que fará muita diferença em caso de cheias. Serão investidos aproximadamente R$ 915 mil, com recursos do Ministério da Integração e contrapartida da prefeitura.
Os pedestres e ciclistas podem usar a ponte pênsil que foi instalada como solução temporária, enquanto os veículos podem acessar a Rua Julio Heiden. O transporte coletivo também sofreu alterações em duas linhas: 406 e 408. Quando a obra for concluída, elas voltam ao trajeto normal. Confira como irá funcionar:
- Linha 406 – sai do Terminal Garcia até a Associação da Artex, entra na Rua Júlio Heiden, vai pela Rua Leopoldo Heringer , passa pela Rua André Nicoletti, retornando ao Terminal através da Rua Julio Heiden.
- Linhas 408 – sairá do Terminal Garcia e percorrerá a Rua Progresso, seguindo para a Rua Guarapari e retornará ao Terminal Garcia, pela Rua Guilherme Sestrem.