Feridas que não cicatrizam no rosto, orelha ou couro cabeludo. Manchas irregulares com mais de três cores que sangram com facilidade. Pintas que crescem rapidamente. Esses são alguns sinais que podem indicar algo mais sério, como câncer de pele. Entre a dúvida e a certeza, o melhor é consultar um profissional antes que a situação se torne perigosa.
Neste sábado (7/12/24), das 9h às 15h, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão participar do mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele na Policlínica Lindolf Bell, em Blumenau. A ação, promovida em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e parte da campanha nacional “Dezembro Laranja”, oferece atendimento gratuito com orientações e avaliações dermatológicas.
Como participar
As 100 senhas para atendimento serão distribuídas a partir das 8h30, no local. Todos os participantes serão acolhidos, e aqueles com lesões suspeitas de câncer de pele passarão por avaliação de um médico dermatologista no mesmo dia. A Policlínica está localizada na Rua 2 de Setembro, 1.234, no bairro Itoupava Norte.
Quem deve buscar atendimento
Pessoas com os sintomas listados devem aproveitar a oportunidade para um diagnóstico precoce, essencial para o sucesso do tratamento. Entretanto, casos como vitiligo, micoses, verrugas ou ceratoses seborreicas não serão atendidos nesta ação.
Outras especialidades
Além do mutirão de câncer de pele, consultas previamente agendadas nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, neurologia, neuropediatria, reumatologia e pneumologia também serão realizadas na mesma data.
Não deixe para depois: cuide da sua saúde e aproveite o mutirão para esclarecer suas dúvidas com especialistas.