Nesta segunda-feira (14/04), a Polícia Militar atendeu a duas ocorrências envolvendo jogos de azar em Blumenau, resultando na apreensão de equipamentos eletrônicos. A primeira ação ocorreu por volta das 15h31, no bairro Itoupava Norte.
Após denúncia, uma guarnição se deslocou até um estabelecimento na Rua 25 de Julho, onde conversou com o responsável, um homem de 53 anos. No local, foram encontradas duas máquinas caça-níqueis em funcionamento, mas sem usuários no momento da abordagem. Também não foi localizada nenhuma quantia em dinheiro nos equipamentos.
Os policiais apreenderam os componentes eletrônicos e deixaram as carcaças das máquinas sob responsabilidade do responsável pelo local. O homem teria admitido que os jogos de azar ocorriam no estabelecimento.
A segunda ocorrência foi registrada às 18h58, na Rua Bruno Schreiber, no bairro Progresso. A denúncia, recebida via Ouvidoria, relatava a existência de máquinas caça-níqueis em um bar da região.
No local, os policiais encontraram um espaço reservado nos fundos do estabelecimento, onde havia quatro máquinas em funcionamento. Um homem de 75 anos foi flagrado utilizando uma delas, caracterizando situação de aposta em andamento. Ele apresentava sinais de embriaguez e afirmou que era sua primeira visita ao local, tendo apostado R$ 10,00 apenas “de brincadeira”.
O proprietário do bar, também de 53 anos, confirmou a presença das máquinas e alegou que adquiriu o estabelecimento há cerca de um ano. Disse que os equipamentos pertenciam aos antigos proprietários, que não retornaram para retirá-los, e negou ter obtido lucro com os jogos.
Na ação, foram apreendidos quatro celulares, quatro placas eletrônicas das máquinas e uma cédula de R$ 10,00. As carcaças dos equipamentos com monitores foram deixadas no local, sob a responsabilidade do proprietário, como fiel depositário. Todos os envolvidos foram orientados quanto aos procedimentos legais e liberados em seguida.
Ambas as ocorrências foram registradas com base no artigo 50 do Decreto-Lei nº 3.688/41 (Lei de Contravenções Penais – Jogos de Azar), e os materiais apreendidos encaminhados ao setor competente.
Foram registrados dois Boletim de Ocorrência de Termo Circunstanciado (BOTC), no qual a pessoa se compromete a comparecer em juízo na data e horário marcados. Os materiais apreendidos foram encaminhado ao setor responsável, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Foto: Polícia Militar de Blumenau