A Polícia Militar foi acionada às 12h50 desta segunda-feira (14/08/23) por uma moradora de Timbó (SC) que sofreu ameaças de morte. Uma guarnição se deslocou até a Rua Tamoio, no bairro dos Estados, onde conversou com a mulher de 62 anos.
Ela relatou que seu vizinho, um homem de 53 anos, foi até sua casa com um facão na mão ameaçando matar todo mundo. A mulher saiu correndo para trás do imóvel e ligou para a polícia.
Enquanto isso, o homem forçou e danificou o portão. O filho dela, de 40 anos, estava na frente da residência fazendo um trabalho de marcenaria e acompanhou a mãe para protegê-la.
Um homem de 53 anos, outro vizinho das vítimas, relatou que presenciou os fatos e confirmou a versão da mulher, e complementou dizendo já ter presenciado outras vezes o vizinho alterado ameaçando os moradores. Os policiais foram até a casa do autor das ameaças para ouvir a sua versão sobre os fatos, que inicialmente negou tudo.
Durante a conversa, foi possível constatar um forte odor de bebida alcoólica. Logo em seguida, a esposa dele apareceu, e além de confirmar as ameaças do marido aos vizinhos, mostrou o facão que foi utilizado. Depois de tudo esclarecido, o homem justificou seu comportamento alegando ter se defendido da vizinha que queria agredi-lo com um martelo.
A guarnição já havia atendido uma ocorrência de perturbação no local onde o mesmo homem havia ameaçado os vizinhos. O facão foi apreendido, e os policiais registraram um boletim de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quando a pessoa tem que comparecer ao Fórum perante um juiz, com data e horário pré-agendados.