Os moradores do bairro Itoupavazinha, em Blumenau, tem enfrentado o crescimento do crime na região nos últimos anos. Em questão de apenas cinco horas deste sábado (1/04/23), a Polícia Militar atendeu cinco ocorrências, a maioria das destacadas pela corporação no relatório diário enviado à imprensa.
A primeira atendida foi às 16h06 quando foi recuperado um automóvel Fiat Uno com registro de furto. A proprietária disse que viu o veículo transitando na rua, foi atrás e depois encontrou o mesmo sem ninguém dentro e estacionado às margens da via, quando acionou o 190. O veículo foi levado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências legais.
Mal passou uma hora, e às 17h56, houve um novo acionamento no bairro. Um homem de 28 anos foi flagrado e detido dentro de um estabelecimento comercial, ao tentar levar R$ 489,15 em produtos sem pagar. De acordo com a Polícia Militar, ele estava com duas garrafas de vodka, uma garrafa de gin, uma lata de vinho e 1,294 quilo de picanha, entre outros. Após receber voz de prisão por furto, ele foi encaminhado à Central de Polícia Civil.
Pouco depois, às 18h27, uma guarnição da Polícia Militar que realizava rondas pelo bairro desconfiou do comportamento suspeito de uma jovem. Ele foi abordado, e durante a consulta do seu nome no sistema, foi constatado que o homem tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas expedido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. O jovem de 26 anos recebeu voz de prisão, e após fazer o exame de corpo delito, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Blumenau, onde está à disposição da Justiça.
Por volta das 19h05, a Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de furto em estabelecimento comercial. Um jovem de 23 anos foi encontrado detido depois de ser flagrado saindo do local sem pagar pelas duas garrafas de uísque e duas peças de picanha, que totalizavam R$ 413,49 em produtos. Ele teve que se esclarecer na Central de Polícia Civil, para onde foi levado pela PM.
Um homem de 54 anos foi preso às 21h05, após ser abordado por policiais militares que realizavam rondas na região. Ele estava em um automóvel que tinha sido recém furtado em um posto de combustíveis no bairro Itoupava Norte. Durante a abordagem, a guarnição percebeu que havia uma colher ignição, que foi usada como chave para ligar o WV Gol. Mais um que parou na Central de Polícia Civil, onde pode responder pelos crimes de furto e receptação.