A Polícia Civil cumpriu na manhã desta sexta-feira (11/04/25), mandados de busca e apreensão nas cidades de Criciúma e Tubarão, no Sul de Santa Catarina. A ação faz parte de uma operação que investiga um suposto esquema de fraude que causou prejuízo de R$ 485.776,93 a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com sede em Blumenau.
Os trabalhos, conduzidos pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, aponta que uma empresa de Criciúma simulava operações comerciais fictícias para gerar duplicatas sem respaldo real. Esses títulos de crédito eram então negociados com o fundo, como se fossem lastreados em transações legítimas, caracterizando uma fraude estruturada para obtenção ilícita de recursos.
Com os mandados de busca e apreensão, os policiais buscam reunir provas que reforcem a responsabilização penal dos envolvidos. A Justiça também autorizou medidas de bloqueio e sequestro de bens e valores dos investigados, com o objetivo de reparar os danos e assegurar possível ressarcimento ao fundo lesado.
Os crimes investigados incluem estelionato, emissão de duplicatas simuladas e lavagem de dinheiro. As apurações continuam até o total esclarecimento do caso.