Um homem de 35 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (6/02/23) suspeito de ter assassinado Ditmar Walsburg, de 53 anos. O corpo da vítima foi encontrado no dia 7 de dezembro de 2022, dentro de sua residência na Rua Vereador Romário da Conceição Badia, no bairro Fortaleza, em Blumenau.
O trabalho de investigação foi conduzido pela Divisão de Investigação Criminal (DIC). De acordo com a Polícia Civil, o crime teria sido motivado depois que Ditmar proibiu que usuários continuassem utilizando o imóvel para consumir drogas adquiridas de traficantes nas proximidades.
Insatisfeito com a postura da vítima, o suspeito foi até a casa e o ameaçou de morte caso não voltasse atrás. Ditmar foi surpreendido na cama pelo assassino enquanto dormia, que lhe desferiu golpes de faca/cutelo, ocasionado o afundamento do crânio e desfiguramento o rosto.
Após o assassinato, a casa foi incendiada, crime que ainda está sendo investigado. Diante das provas produzidas, a Autoridade Policial representou pela prisão temporária do suspeito por 30 dias. O Poder Judiciário e o Ministério Público e o mandado de prisão foi cumprido no dia 15 de janeiro.
Segundo a Polícia Civil, durante interrogatório, o indiciado confessou as agressões, mas teria alegado ter agido em legítima defesa. Mas não é o que as provas mostram, em especial de que a vítima estaria dormindo no início dos golpes.
O suspeito possui uma extensa ficha criminal pelos crimes de furto, receptação e roubo cometidos desde 2012. Na última sexta-feira (3), o mandado de prisão temporária foi convertido em preventivo, por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima). O homem está à disposição do Poder Judiciário.