Nesta quarta-feira (15), a Polícia Civil deflagrou uma operação que investiga uma organização criminosa responsável pelo furto, adulteração e comércio de peças de caminhonetes em Santa Catarina. Em Blumenau foi cumprido um mandado de prisão e outros três mandados de busca e apreensão.
A ação é coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) e Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Blumenau.
As investigações começaram em março de 2022 por causa do grande número de furtos de caminhonetes no litoral Norte e na região de Joinville. No dia 25 de abril foi encontrado um local de desmanche e adulteração em uma propriedade rural em Indaial. Um suspeito de também encaminhar as peças para revendas da região foi preso em flagrante.
O homem estava com seis veículos furtados, sendo cinco desmanchados e um com os sinais identificadores adulterados. Os veículos foram um Toyota Hilux, um Jeep Renegade, dois VW Gol e um VW Voyage, com furtos em Itapema e na região de Blumenau. Também havia documentos de outros veículos, furtados em Joinville, o que indica que haviam sido desmanchados naquela propriedade.
Após a prisão foi dada continuidade às investigações e identificados outros integrantes da quadrilha responsáveis, também identificados pelos furtos, desmanche e adulteração dos veículos.
O preso desta quarta-feira foi encaminhado para a sede da Central de Polícia Civil (CPP) de Blumenau para os procedimentos legais. Outros mandados de prisão estão pendentes já que os criminosos fugiram para outros Estados. A operação contou com o apoio da 3ª Promotoria do Ministério Público e da Vara Criminal do Judiciário de Indaial.