Polícia Civil apreende mais de 150 pássaros em investigação envolvendo rinhas em SC

Em Santa Catarina, a ação ocorreu nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar e Luiz Alves. Sete homens foram levados até à sede da DIC.

Foto: Polícia Civil de SC

Uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres ocorreu na manhã desta terça-feira (27/08/24) nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar e Luiz Alves, além de São José dos Pinhais (PR). O objetivo foi cumprir 20 mandados de busca e apreensão domiciliar contra 12 suspeitos de envolvimento no crime.

A ação, que apreendeu mais de 150 pássaros, foi desencadeada pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Polícia Civil do Paraná.

De acordo com a investigação, os animais eram destinados à exploração em “rinha de canários”, onde são colocados para brigar até a morte. A prática movimentava um circuito clandestino de apostas entre os participantes.

Além dos pássaros de diversas espécies que estavam de forma irregular, ou seja, sem autorização legal, também foram encontradas diversas armadilhas para capturá-los na natureza. Foram ainda apreendidos aparelhos celulares.

Sete homens que estariam envolvidos na prática ilegal foram levados à sede da DIC em Blumenau. A pena prevista no artigo 29, parágrafo 1º, III, da Lei 9.605/98, prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa que pode variar entre R$ 50,00 e R$ 50 milhões.

As investigações prosseguem no inquérito policial que deu origem à operação. O objetivo é desmantelar uma suposta associação criminosa voltada à prática de caça, tráfico e promoção de “rinha de pássaros”.

Foto: Polícia Civil de SC

Foto: Polícia Civil de SC
Foto: Polícia Civil de SC
Foto: Polícia Civil de SC
Foto: Polícia Civil de SC
Foto: Polícia Civil de SC
Foto: Polícia Civil de SC