A Polícia Militar foi informada sobre uma cachorra em situação de maus-tratos na Rua Boa Esperança, no bairro Mulde, em Indaial (SC). Uma guarnição deslocou-se até o endereço às 17h desta terça-feira (23/04/24) e conversou com um jovem de 19 anos.
Ele relatou que o animal é de sua propriedade há mais de um ano e sempre ficava preso em uma árvore. Há uma semana, a cachorra fugiu e, quando voltou para casa, estava toda machucada, com pelos faltando, como se tivesse sido atingida por água quente.
Desde então, o morador manteve o animal preso nos fundos do terreno, alimentando e dando água, porém, os ferimentos pioraram. No entanto, ele não levou a cachorra a nenhum veterinário e nem buscou auxílio, alegando que não conhece ninguém e nem sabia a quem recorrer.
Os policiais viram o animal preso a uma árvore por uma corrente de 1 metro, extremamente debilitado e magro, cheio de moscas e bichos ao seu redor, visivelmente em situação de maus-tratos. Diante dos fatos e das circunstâncias em que o animal se encontrava, o rapaz recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Blumenau.
A guarnição entrou em contato com o responsável pela Secretaria Ambiental da Prefeitura de Indaial. A pessoa esteve no local, recolheu a cachorra e assumiu a responsabilidade pelos cuidados da mesma.