Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas preventivas pela Rua Johann Sachse, no bairro Salto do Norte, em Blumenau, quando foi informada de que um utilitário Fiat Ducato Maxicargo estava com a placa clonada. O fato aconteceu por volta das 11h07 desta sexta-feira (16/08/24), e os policiais foram até o local indicado, onde encontraram o veículo estacionado em frente a uma oficina mecânica.
Durante a conversa com o proprietário, de 26 anos, ele relatou que a Ducato foi trazida por um homem com o objetivo de consertar o câmbio, a embreagem e a caixa de direção. Ele afirmou que não fazia ideia de que o veículo estava com registro de furto e que não possuía aplicativo para verificar essa informação.
Segundo a PM, o dono da oficina informou que atua no local há 5 anos e que o utilitário foi levado até a oficina por um guincho, com o apoio de dois ajudantes, os quais afirmou não conhecer. Os policiais pediram, então, que ele entrasse em contato com o homem responsável por deixar o veículo.
Este último disse que comprou o furgão no Marketplace do Facebook, teria constatado que não havia nada de errado e o adquiriu para usar em serviço de entregas, sem saber que as placas estavam clonadas. Durante a verificação veicular, os policiais constataram que as placas não correspondiam ao número do chassi, que tinha registro de furto.
Foi solicitado que a central da polícia entrasse em contato com o proprietário original do veículo, que havia registrado o boletim de ocorrência. Ele não se encontrava em Santa Catarina no momento, mas afirmou que se deslocaria imediatamente para Blumenau. O proprietário da oficina e o motorista do furgão acabaram sendo levados à Delegacia de Polícia Civil, para serem tomadas as medidas cabíveis.