A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) fechou uma parceria com a Polícia Militar para atender à população em situação de rua de Blumenau. As equipes da Abordagem Social e da polícia irão realizar ações semanais em alguns pontos da cidade, como casas abandonadas, pontes e viadutos.
O objetivo é encaminhar estas pessoas ao Centro de Referência Especializado para a População em situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Municipal. Nestes locais receberão atendimento para ajudar na superação desse momento difícil que passam em suas vidas e também dar encaminhamento à comunidades terapêuticas.
O Comandante da Polícia Militar, Cleber Pires, que esteve na SEMUDES para estabelecer a parceria, apontou um aumento no número de ocorrências envolvendo esse público. “Cada um tem seu papel, mas é necessária uma ação em conjunto para um serviço fortalecer o outro e assim, colaborar para que estas pessoas superem a situação de rua”, comentou Patrícia Sasse, Secretária de Desenvolvimento Social.
Atendimento para população em situação de rua
Desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020 foram abertos abrigos provisórios para o acolhimento e proteção da saúde da população em situação de rua. Um dos abrigos é destinado às pessoas em situação de rua que estão em isolamento por suspeita da doença. Cerca de 70 pessoas permanecem acolhidas nestes abrigos.
Os usuários que não aderem aos serviços dos abrigos recebem os atendimentos do Centro POP. No local, eles são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimento psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h, na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.
A Abordagem Social é o serviço que está constantemente nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria e entregando cobertores e máscaras para esse público. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 5h30 à 01h, nos finais de semana e feriados das 08h às 20h. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.
Fonte: Prefeitura de Blumenau