A Polícia Militar foi acionada às 10h49 desta segunda-feira (26/07/21) para atender uma ocorrência na Rua José dos Santos, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou uma criança de cinco anos trancada e sozinha dentro de um imóvel.
O menino não tinha as chaves e conseguiu abrir as janelas para falar com os policiais. Ele disse que ficava sozinho todos os dias enquanto a mãe e o pai estavam trabalhando. Segundo a PM, essa versão foi confirmada pelos vizinhos.
O conselho tutelar foi acionado via Central Regional de Emergência da PM. Ao chegarem no local, os conselheiros entraram em contato com a mãe do menino, de 26 anos.
Ela teria dito que uma pessoa cuida da criança todos os dias. No período da manhã, ele ficava com o padrasto, e à tarde, com a babá até que a mãe saísse do trabalho. A jovem também disse que no domingo (25), a empresa onde o padrasto trabalha modificou o horário do expediente.
Durante a noite, ela tentou conseguir alguém que pudesse ficar com o filho, já que a babá não poderia vir de manhã. Mas não conseguiu encontrar ninguém de confiança, por isso tentaria sair às 11h para levar a criança ao seu local de trabalho.
A mãe assegurou que teria sido a primeira vez que aconteceu o problema. O conselheiro tutelar considerou a situação como abandono de incapaz, emitindo uma notificação e advertência para ela.
O padrasto foi acionado para cuidar do menino enquanto a mãe foi conduzida ao Instituto Geral de Perícias (IGP) onde preencheu o guia de lesão corporal e exame de corpo de delito. Em seguida, ela foi levada até a Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais.