Com a chegada do verão, as plantas passam a necessitar de cuidados especiais. De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), cada espécie tem as suas peculiaridades e é importante conhecê-las. Quanto mais jovem a planta, mais suscetível. Em função das altas temperaturas, não é indicado fazer o plantio de árvores externas durante o verão, pois períodos longos de calor geram estresse à muda, podendo matá-la.
O órgão não recomenda a realização de podas nesta época, mas sim a retirada dos ramos secos. Além disso, deve-se evitar a exposição direta de plantas mais sensíveis ao sol. Os cidadãos devem regar as plantas internas três vezes por semana e as externas, diariamente, caso não haja chuva. Em dias muito quentes, é importante aguar as plantas externas no início da manhã ou final da tarde, evitando momentos do dia com calor intenso. Outra medida indicada é a limpeza das folhas com um pulverizador contendo água.
Segundo a Fundação, com os devidos cuidados a estação só tende a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Por Joni César [PMB]