Mais de 120 delegados de entidades públicas e particulares irão analisar e aprovar propostas para a conclusão do documento.
Texto: Felipe Rodrigues | via PMB
A próxima quarta-feira (18), será marcada pela última reunião de trabalho para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo – Uma Construção Coletiva. O encontro acontece no plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Ao todo, 126 delegados de 63 entidades públicas e privadas estão sendo convocados para a reunião. A comunidade também pode participar do encontro, que prevê a análise e aprovação de propostas para o futuro do turismo em Blumenau.
A gerente de planejamento da Secretaria de Turismo de Blumenau, Sandra Cristina Nienow, explica que esse é um momento importante e muito aguardado por todos os profissionais ligados ao turismo da cidade e até da região. “Este é o momento de consolidar tudo o que foi discutido pelo trade turístico e pela comunidade participante do trabalho realizado. Iremos formalizar as propostas debatidas ao longo dos mais de seis meses e encaminhar aos vereadores para que se torne lei”, explica.
A reunião desta quarta-feira será dividida em três momentos. No primeiro serão analisadas e validadas as ações propostas nos últimos dois seminários. Depois será feita a leitura geral de todas as preposições e, por fim, as propostas serão divididas conforme as câmaras temáticas de monitoramento de mídia, promoção e divulgação, qualificação de infraestrutura e serviços e estruturação de produtos.
Entre as preposições que serão discutidas e aprovadas no encontro estão a criação de um observatório regional de turismo, de um banco de dados informatizado, de um prêmio de inovação na área e definição e análise e de indicadores turísticos que poderão ser usados em políticas públicas do município.
O documento
O Plano Municipal de Turismo visa definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazo, além de fomentar o desenvolvimento da atividade turística blumenauense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo. O documento será executado pelo poder público nos próximos 10 anos. Todas as informações estão disponíveis no site www.pmtblumenau.com.br.