A Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou na manhã desta quinta-feira (20/02/25) uma operação para combater a mineração ilegal em Trombudo Central (SC), no Alto Vale do Itajaí. A ação tem como foco a fiscalização e apuração de crimes relacionados à exploração irregular de recursos minerais, caracterizando usurpação de bens da União e possíveis infrações ambientais.
As investigações buscam identificar atividades de lavra e extração realizadas sem as devidas autorizações, permissões, concessões ou licenças ambientais exigidas pela legislação. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão responder judicialmente pelos crimes de usurpação de bens públicos e danos ao meio ambiente.
No caso de Trombudo Central, não foi informado se havia algo errado. Nos últimos meses, a Polícia Federal e a ANM têm reforçado as operações de fiscalização em todo o país para coibir a mineração ilegal. Essas ações são fundamentais para preservar os recursos naturais, proteger o patrimônio da União e garantir a sustentabilidade ambiental.



