Uma empresa que atua no comércio de móveis em Concórdia (SC) sofreu graves prejuízos após ser alvo de uma fraude fiscal que resultou no desvio de R$ 107 mil. A ação criminosa levou à descaracterização de suas declarações fiscais pelo Fisco e à exclusão do sistema de tributação simplificada (SIMPLES), afetando diretamente suas atividades.
A Polícia Federal identificou que o golpe foi praticado por meio da solicitação indevida de restituições tributárias em nome da empresa, aprovadas em janeiro e maio de 2022. Os valores foram creditados em uma conta bancária indicada pelo suspeito, sem o conhecimento dos verdadeiros responsáveis pela empresa.
Diante dos indícios de fraude, a PF iniciou as investigações em março de 2023 e, nesta segunda-feira (24/02/25), deflagrou a Operação Balbúrdia para aprofundar o caso. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal na cidade de Laguna, além do sequestro de valores obtidos ilegalmente.
O investigado poderá responder por estelionato qualificado, crime que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, com aumento de um terço por ter sido cometido contra uma entidade pública.