Petrobras investirá R$ 16,5 bilhões na construção de 12 navios em Santa Catarina

A expectativa é gerar 11 mil empregos na região de Itajaí e Navegantes.

Estatal-Petrobras
Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

A Petrobras confirmou o investimento de R$ 16,5 bilhões em Santa Catarina para a construção e afretamento de 12 embarcações de apoio às suas operações. Este é o maior contrato do gênero firmado pela estatal nos últimos dez anos. Os navios serão produzidos nos estaleiros Starnav Serviços Marítimos, em Itajaí, e Bram Offshore, em Navegantes, com expectativa de operação até 2028.

A iniciativa deve gerar cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, com 40% de conteúdo local exigido na fase de construção. O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão, em Brasília, na quinta-feira (12/12/24), onde os contratos com as duas empresas foram assinados.

As embarcações do tipo Platform Supply Vessel (PSV) contarão com tecnologia avançada, incluindo um sistema híbrido de propulsão que combina motores elétricos e baterias com geradores a diesel/biodiesel. Essa configuração visa atender às diretrizes da Petrobras para redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhadas aos padrões ambientais, sociais e de governança da empresa.

Os novos navios representam um marco na modernização da frota de apoio da Petrobras e na adoção de tecnologias mais sustentáveis. A estatal pretende com isso reforçar o seu papel no desenvolvimento industrial e sustentável do país, enquanto impulsiona a economia catarinense.