O questionário foi feito durante os quatro dias de evento. Além do aumento de turistas, outros aspectos foram avaliados por visitantes.
Texto: Felipe Rodrigues
O Festival Brasileiro da Cerveja terminou há quase dez dias, mas a organização ainda comemora o sucesso da edição deste ano. De acordo com uma pesquisa de satisfação realizada durante os quatro dias de evento, constatou-se que os visitantes aprovaram a grande variedade e a qualidade das cervejas. Além disso, o relatório confirmou o aumento no número de turistas em relação ao ano passado.
O resultado do questionário comprovou que cresceu o número de turistas no festival se compararmos aos anos anteriores. Em 2014 eram 57% dos participantes sendo que em 2015 esse número aumentou para 62%, com destaque para o último dia do evento, quando o público chegou a ser 73% de turistas. Dos visitantes, 37% são de outras cidades catarinenses e 24% de outros estados.
No ano passado, o público de fora de Santa Catarina representou 16,5%, enquanto que no ano anterior foi de 16%. De acordo com pesquisa, os paulistas foram os que mais prestigiaram o evento. 9,91% dos turistas entrevistados vieram de São Paulo. Em seguida aparece o Paraná (7,76%), Rio Grande do Sul (6,03%), Rio de Janeiro (4,74%) e Minas Gerais (3,88%).
O relatório final ainda constatou que o evento é uma boa oportunidade para a concretização de negócios. Ficou comprovado que 75% dos visitantes são apreciadores de cerveja formando um ótimo público para as cervejarias divulgarem suas marcas. 13% dos visitantes são produtores caseiros por hobby e vêem no festival uma fonte de informação e ótima rede de contatos. Além disso, 6,5% trabalham no ramo ou são proprietários de cervejarias, apesar de não estarem expondo.
Satisfação
A equipe também indagou os visitantes quanto à experiência, atrações, expositores e estrutura. Os entrevistados tinham que dar uma nota de 1 a 7 para cada quesito. Os itens melhores avaliados foram a Qualidade da Cerveja, com nota 6,56, e a Variedade de Cervejas, com 6,6. Depois, na parte estrutural, o público respondeu que o Parque Vila Germânica tem estrutura para receber o festival. A nota foi 6,52. O espaço foi considerado confortável para a grande maioria (6,06) e a moeda oficial do evento, o Ninkase, é de fácil manuseio (6,02). Além disso, confirmaram que se divertiram com amigos e parentes (6,33) e o festival satisfez a curiosidade (6,26).
A pesquisa ainda contemplou espaço para sugestões e críticas em geral, no qual as pessoas puderam avaliar questões pontuais vivenciadas no festival. “Com isto, a gestão do evento consegue entender ainda melhor as notas de satisfação e atender a expectativa do público nas próximas edições”, comenta Janine Kuroski, diretora da AskNew, empresa que promoveu a pesquisa.
via PMB