Por Andréa Leonora, Editora da Coluna Pelo Estado
O projeto Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais apresenta o resultado de mais uma pesquisa de opinião pública com a intenção de votos e a rejeição dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado federal em Santa Catarina. O trabalho foi encomendado pelo Grupo RIC/RIC TV/Fecomércio e tem a parceria da Associação dos Jornais do Interior (Adjori/SC) e Associação de Diários do Interior (ADI-SC), além de veículos independentes, para a divulgação.
A pesquisa foi realizada pela empresa Real Time Big Data entre os dias 21 e 22 de setembro, quando foram entrevistados 1.110 eleitores nas regiões Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Oeste, Sul e Serra. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número 09920/2018. Na edição de amanhã serão divulgados os dados referente à presidência da República.
Como pensam os catarinenses
Pesquisa espontânea
Quando questionado em quem votaria, sem a apresentação dos candidatos, um número ainda expressivo de 51% dos entrevistados não soube responder. Entre aqueles que souberam apontar o nome de um candidato, 13% dizem votar em Mauro Mariani (MDB); 12% em Gelson Merisio (PSD); e 7% em Décio Lima (PT), fechando as três primeiras colocações.
Pesquisa estimulada
Num cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos ao entrevistado, o número de indecisos cai , ficando em 17%. Permanece na primeira colocação, com 24%, o candidato Mauro Mariani (MDB). Em seguida está Gelson Merisio (PSD), com 22%. Na terceira colocação aparece Décio Lima (PT), com 14%.
Rejeição
Questionados sobre em quem não votaria, 44% dos entrevistados apontaram o -nome do petista Décio Lima, seguido pelo emedebista Mauro Mariani (16%) e pelo pessedista Gelson Merisio (15%).
Corrida para o Senado:
Amin e Colombo na frente
A pesquisa também apontou em quem o eleitor votaria para o cargo de senador da República. Na primeira posição, com 30% das intenções de voto, está Esperidião Amin (PP). Logo em seguida, com apenas dois pontos percentuais a menos, está Raimundo Colombo (PSD), registrando 28% da preferência dos eleitores. A terceira colocação é ocupada por Paulo Bauer (PSDB), que atinge a marca de 20%.
O número de indecisos também impressiona aqui. São 21% no primeiro voto e 33% no segundo voto. Ainda assim a pesquisa mostra um maior distanciamento das candidaturas de Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) das demais. Ambos são ex-senadores e também ex-governadores. Amin abre 10 pontos percentuais e Colombo 8 em relação ao terceiro colocado.
Paulo Bauer, que tenta a reeleição, perdeu espaço, enquanto Jorginho Mello (PR) cresceu na intenção de votos. “Amin e Colombo têm um primeiro voto muito consolidado. O interessante é que eles têm uma forte troca de votos. O segundo voto do Amin vai pro Colombo e vice-versa. O Jorginho Mello está surfando um pouco no segundo voto e conseguiu crescer, mas acho que tem um teto aí”, destacou o cientista político Bruno Soller.
Governo regular
Durante a realização da pesquisa, o eleitor também respondeu sobre a aprovação do governo do Estado. Um total de 45% dos entrevistados aprova a atual gestão de Eduardo Pinho Moreira, enquanto 40% desaprovam.
Os números demonstram um equilíbrio na avaliação dos catarinenses sobre a gestão do Executivo estadual.