O Procon de Blumenau vai notificar três fabricantes de chocolates de Páscoa. A decisão foi tomada na terça-feira (27/03/18), quando técnicos do órgão visitaram os estabelecimentos que comercializam os produtos para averiguar irregularidades no peso e falta de informações nas embalagens. A análise foi feita com base nos dados apresentados nas notas fiscais de 2017 e 2018 fornecidas pelas fabricantes aos estabelecimentos.
Com a notificação, o Procon vai aguardar o retorno das empresas para verificar se já haviam anexado as informações nas embalagens sobre a variação do peso e do preço dos produtos. Em recente pesquisa de preços de chocolates de Páscoa feita pelo órgão de defesa do consumidor, constatou-se que 13 produtos apresentaram divergência de peso e elevação do valor de venda ao consumidor em relação a 2017.
O levantamento das informações foi realizado em nove estabelecimentos comerciais com 70 variedades de chocolates. A lista pode ser acessada no site do Procon e nome dos produtos e fabricantes que serão notificados não foi informado.
Segundo o coordenador do Procon, Cézar Cim, todas as informações relativas a diminuição de peso e alteração no preço de venda devem constar nas embalagens dos produtos, conforme a Portaria nº. 81 de 2002. “É obrigatório inclusive constar na embalagem a quantidade de produto aumentado ou diminuído em termos absolutos e percentuais”, avisa.
Cezar Cim também orienta a população sobre os cuidados na hora de comprar chocolates. “O consumidor não deve comprometer o orçamento doméstico”, diz.
Por Joni César, da PMB