De acordo com a pesquisa da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio SC) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), os principais destinos de compra nos próximos dias em Blumenau são os supermercados (63,7%) e o comércio de rua (22,9%). Com o terceiro maior gasto médio do Estado (R$162,25), acima da previsão estadual (R$151,76), o consumidor blumenauense deve optar por chocolates (94,1%), de preferência em barra e de caixa (55,82%), que costumam ser mais baratos do que os ovos, conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL/SC, que traça o perfil do consumidor e o resultado de intenção de compras.
Com o objetivo de fortalecer o comércio, reforçando a importância dos consumidores prestigiarem as lojas de Blumenau, sejam elas do centro ou bairros, a CDL Blumenau e o Sindilojas promovem a campanha de Páscoa, que esse ano apresenta o lema: Presentes doces e irresistíveis você encontra aqui! Páscoa em Blumenau. Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, as compras de Páscoa devem aquecer as vendas do comércio na cidade. “Essa é mais uma oportunidade para os comerciantes venderem mais. Sempre incentivamos o consumidor a comprar em Blumenau e assim fortalecer o comércio local”, aponta Roncaglio.
Para garantir uma boa compra, a maioria dos consumidores (67,6%) pretende fazer pesquisa no comércio, tanto que os atributos preço (49%) e promoção (31%) devem pesar na escolha. A maioria dos consumidores deve pagar em dinheiro (76,1%), um sinal de que os catarinenses estão optando pelas compras à vista para evitar o endividamento.
As pesquisas foram feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.