O Dia das Crianças é uma data muito esperada pelos pequenos, com a esperança de que chegue o presente desejado e devidamente informado aos pais. Por isso a expectativa do comércio é de um aquecimento na primeira quinzena de outubro em Santa Catarina.
Como é de praxe, a Fecomércio fez uma pesquisa de Intenção de Compras em sete cidades catarinenses que melhor representam o Estado. Foram escolhidas Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
A amostra da pesquisa foi de 2.112 pessoas entrevistadas entre os dias 10 e 17 de setembro. As informações foram colhidas em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes. Foram aplicadas 17 perguntas, sendo 16 fechadas e 1 aberta. A margem de erro é de 5,65 pontos percentuais.
Entre as sete cidades pesquisadas, o gasto mais alto deve ser em Blumenau (R$ 242,91) e o mais baixo em Chapecó (R$ 150,44). O consumidor catarinense deve gastar em média R$ 189,28 com produtos, índice 4,6% maior do que em 2017 (R$ 180,92), mas estável se levar em conta a variação da inflação no período (4,1%).
As mulheres (76,4% ) blumenauenses na faixa de 26 a 35 anos (27,5%) são as que pretendem fazer as compras. Em segundo lugar, ficaram as que tem entre 46 a 55 anos (22,7%). Dos que responderam as perguntas, 58,3% são casadas/os ou vivem em uma relação estável.
Em Blumenau, os presentes devem ser dados para filhos/as (50,5%), neto/a (25,6%), sobrinho/a (11% ) e afilhado/a (6,8%). A maior parte prefere dar brinquedos (46,3%), depois roupas (30,4%), calçados (6,5%) e eletrônicos (5,5%).
O cenário econômico interfere na percepção das famílias catarinenses: 38,1% apontaram que a situação financeira permanece igual ao ano passado, 33,4% declararam estar melhor e 28,4% pior. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a expectativa é positiva para a última data antes do Natal, mas alerta os empresários que os consumidores estão mais rigorosos com o orçamento.
Os dados revelam que 76,8% dos entrevistados pretendem fazer uma pesquisa de preços para optar pelo melhor custo/benefício. Um número quase igual, 74,6%, não pretendem levar as crianças nas compras.
Em média nas sete cidades, o principal destino das compras, assim como nas outras datas comemorativas, deve ser o comércio de rua (78,8%). Os shoppings também são opção para 12,5% dos catarinenses- o índice é mais expressivo em Itajaí (19,3%) e Blumenau (16,5%).
Na hora de escolher o presente, o catarinense leva em consideração preço (37%), atendimento (24%) e promoção (22%). O comportamento de consumo varia entre as cidades: em Joinville o preço (92%) será determinante, já em Chapecó as promoções (41%) devem ser o maior atrativo, enquanto em Itajaí é o atendimento (38%) que garante a compra.
Quase 80% pretende garantir o presente à vista, com destaque para o pagamento em dinheiro (64,9%). O parcelamento no cartão de crédito em Florianópolis (23,6%), Lages (23,6%), Itajaí (23,7%) deve ser maior do que a média estadual (15%).