Pesquisa aponta que 32,6% dos alunos de 10 a 15 anos em escolas municipais de Blumenau têm cárie

Estudo da FURB integra o projeto "Saúde do Adolescente", em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Sorapop Udomsri [via Canvas]

Um estudo conduzido por pesquisadoras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) revelou que 32,69% dos adolescentes de 10 a 15 anos nas escolas municipais de Blumenau têm cárie dentária. A pesquisa, inédita em abrangência, foi realizada por Luiza de Souza e Silva, sob orientação da professora Márcia de Freitas Oliveira.

Os índices de cárie encontrados estão abaixo das taxas nacionais e nos limites recomendados pela OMS. Esses resultados são atribuídos à alta polarização da doença, que se concentra nas camadas mais vulneráveis da população. O alto IDH de Blumenau pode estar relacionado aos bons índices de saúde bucal observados.

A pesquisa destacou que as meninas apresentam mais cáries que os meninos, possivelmente devido à erupção precoce dos dentes permanentes e à maior concentração de microrganismos causadores de cárie na microbiota bucal feminina. Este achado reforça a necessidade de cuidados odontológicos diferenciados para meninas.

Foi avaliada também a associação entre a presença de cárie e os cuidados odontológicos. Entre os adolescentes pesquisados, a maioria relatou escovar os dentes três vezes ao dia; 50% afirmaram usar fio dental e 40% informaram o uso de enxaguante bucal. Os adolescentes que apresentavam cárie relataram escovar os dentes com menos frequência.

A relação entre esses dados e avaliação clínica dos adolescentes revelou que o número de escovações realizadas após as refeições atuou como fator protetor da saúde bucal. O uso de enxaguante bucal, por outro lado, associou-se à presença de cárie.

Luiza de Souza e Silva, autora da pesquisa, explica que o enxaguante bucal tem função auxiliar, pois apenas a escovação, o uso de fio dental e as limpezas realizadas em consultório odontológico são capazes de remover o biofilme dos dentes. O uso de enxaguante bucal de forma incorreta e não associado aos demais cuidados pode prejudicar a saúde bucal e favorecer a ocorrência de cáries.

Apesar dos bons índices gerais, preocupa a busca por atendimento odontológico apenas quando há problemas. Consultas regulares ao dentista são fundamentais para detectar a cárie em estágios iniciais, permitindo tratamentos menos invasivos e prevenindo complicações futuras.

A pesquisa integra o projeto “Saúde do Adolescente”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. Avaliou 517 adolescentes de escolas municipais, através de questionários e exames clínicos bucais. Os participantes e seus responsáveis assinaram termos de consentimento, mas os resultados não devem ser generalizados para toda a população adolescente de Blumenau.

A cárie dentária é causada pela desmineralização dos dentes devido à ação de ácidos produzidos por bactérias que metabolizam açúcares. Para prevenir a cárie, é essencial uma dieta saudável, escovação e uso de fio dental após as refeições, além de visitas periódicas ao dentista, no mínimo uma vez por ano.

Confira o vídeo que entrevista a pesquisadora do projeto

Fonte: FURB


 

 


Uma antiga atração que marcou a história de Blumenau deve estar de volta em breve