Por Jalila Arabi
Na passagem de agosto para setembro, Santa Catarina teve crescimento de 0,2% na atividade industrial. Comparado a setembro do ano passado, o estado apresentou crescimento de 2,4%. O acumulado nos últimos meses também acompanhou o resultado positivo. O índice de produção industrial foi de 2,5%. Os dados foram divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (8/11/17) e mostraram que a indústria cresceu de agosto para setembro em seis dos 14 locais pesquisados.
Atividade industrial cresceu na passagem de agosto para setembro. No geral, o Brasil registrou aumento de 0,2% no mesmo período, depois de ter registrado queda de 0,7% em agosto. O índice do setor no terceiro trimestre também foi positivo, com 3,1%. Atualmente, a participação da indústria nacional no PIB, o Produto Interno Brasileiro, é de 22,1%. Mas já foi maior. Em 2006, por exemplo, o Brasil tinha participação de 27,7%.
O gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, afirma que o País precisa reduzir custos para voltar a crescer. “Um país dessa magnitude, dessa extensão territorial, evidentemente que precisa de um setor industrial dinâmico, moderno, com capacidade inovadora, competitivo. Então, nós precisamos fazer com que produzir no Brasil custe menos. Isso não significa que o salário tenha que ser menor, mas os custos associados ao salário, os encargos, têm que ser menores. E, principalmente, que a produtividade desse trabalhador por maior qualificação, educação, acesso a meios de produção, capital mais modernos sejam também maior. Com mais produtividade, os salários vão crescer”, disse.
Segundo o administrador catarinense e deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), Santa Catarina tem uma indústria diversificada e consolidada, o que pode ter contribuído para o resultado positivo. Ele avalia também como a produção nacional pode voltar a crescer. “Diversidade, exportação por causa da qualidade são os aspectos que eu mais destaco. O que falta realmente é que o País tenha outros ganhos na política, no projeto nacional que só a eleição vai nos trazer.”
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria, em 2014, o PIB industrial do estado catarinense era de mais de 62 bilhões de reais, o equivalente a 5,3% da indústria nacional. Os dados apontam ainda que os setores de construção, alimentos e vestuário são os que mais movimentam a indústria local.