Pelo menos 30 pessoas podem estar desaparecidas no deslizamento na BR-376, no Paraná

Duas vítimas fatais já foram localizadas, e a estimativa é que mais de 20 veículos possam ter sido arrastados pela lama.

Novas informações dão conta que ao menos 30 pessoas estejam desaparecidas no deslizamento que ocorreu na segunda-feira (28/11/22) no Km 669 da BR-376, em Guaratuba (PR). Por enquanto, apenas duas vítimas fatais foram encontradas. Bombeiros Voluntários e Militares de Santa Catarina apoiam as forças-tarefa paranaenses nas buscas, com equipamentos, cães e profissionais especializados nesse tipo de ocorrência.

De acordo o governo do Paraná, seis carretas e até 15 carros podem ter sido arrastados pela lama que deslizou de um morro na região serrana. Todos esses números são estimados, porque é impossível saber o número exato de vítimas, não só pela dificuldade de saber quantos ocupantes estavam dentro de cada veículo, mas pela própria instabilidade do solo.

Familiares podem entrar em contato pelo telefone (41) 3361-7242 para fornecer informações que possam ajudar a polícia a identificar as vítimas. Uma câmera termal que utiliza o calor para identificar algum sobrevivente é a esperança de encontrar algum sobrevivente no terceiro dia após a tragédia. Um drone também vai apoiar as buscas quando as condições climáticas permitirem.

Na terça-feira (29) foram constatados outros dez pontos de pequenos deslizamentos que podem gerar uma situação de risco. Uma das vítimas fatais foi um caminhoneiro que morava em São Francisco do Sul, no Litoral de Santa Catarina. O trecho é a principal rodovia federal que liga os dois estados.