Uma moradora do bairro Valparaíso, em Blumenau, levou um susto pouco antes das 19h desta segunda-feira (22/04/24). A pedestre de 28 anos caminhava pela calçada na Rua Osasco quando passou ao lado do estacionamento de um supermercado e foi surpreendida por uma cobra de grande porte.
“Eu dei um pulo porque ela (cobra) quase pegou o meu pé. Liguei a lanterna e, apesar de não ter muito conhecimento sobre cobras, vi que era uma Jararacuçu”, disse Letícia, que trabalha como cuidadora de idosos e estava de folga hoje.
A primeira atitude foi avisar as outras pessoas para que evitassem o local, já que a rua é bem movimentada. Em seguida, foi acionado o Corpo de Bombeiros Militar que chegou rapidamente. Segundo Letícia, a cobra se mostrava bastante agressiva e deu trabalho para os três bombeiros.
Depois de ser capturada no pátio do supermercado, a cobra foi colocada em um recipiente para ser solta em uma área de mata longe de residências. Antes dos bombeiros chegarem, teve até quem quisesse matar o animal silvestre, mas a jovem e outras pessoas impediram.
Apesar de Letícia não morar na Rua Osasco, ela passa com frequência na via por ser caminho de casa. No entanto, ela está preocupada com a situação na rua porque há muito mato e ela acredita que podem haver focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, acha importante que a prefeitura faça uma roçada e verifique a questão dos mosquitos.
JARARACUÇU
Não conseguimos confirmar com os bombeiros se a cobra capturada realmente é uma Jararacuçu (Bothrops jararacussu), considerada a maior da espécie das jararacas em Santa Catarina. Esses animais chegar a 2,2 metros de comprimento e pesar até 5 quilos.
Uma de suas características mais perigosas é o tamanho das presas, que podem armazenar uma quantidade de veneno maior do que outras cobras, resultando em problemas de saúde graves. Apesar da Jararacuçu ser comum em áreas de vegetação bem conservadas, ocasionalmente também aparece em ambientes urbanos.