O Partido Novo está organizando uma manifestação contra a aprovação do Fundão Eleitoral de R$ 4,9 bilhões para custear as campanhas de 2022. A concentração está marcada para ocorrer entre às 10h e 12h deste sábado (19/02/22) nas imediações da escadaria da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau.
Nos próximos dias será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) a ação do NOVO que questiona o Fundão. O tema foi incluído na pauta pelo presidente da corte superior, a pedido do relator, o ministro André Mendonça.
Para chamar atenção do Congresso e demais Poderes, os diretórios regionais do NOVO convocaram mandatários, filiados, apoiadores do NOVO e toda a sociedade para um grande movimento de rua de conscientização sobre o montante que será utilizado.
“Serão quase 5 bilhões do dinheiro dos impostos pagos com sacrifício pelos brasileiros para produzir santinhos e diversos outros itens de propagandas eleitorais de candidatos e partidos políticos”, diz o texto que convoca o público.
Um recurso que resolveria muitos problemas da educação e da saúde públicas, já tão debilitadas. O Partido Novo diz que além de ser contra o dinheiro ser usado para esse objetivo, não o utiliza para as suas campanhas.