Quem passa pela BR-470, um pouco antes do trevo da Mafisa (sentido Rio do Sul), vai ver mudanças no terreno onde acontece a construção do Parque Alcântaro Correa, ou “Parque das Itoupavas”. De acordo com a secretaria de obras, 35% dos serviços previstos já foram executados até essa semana. Os trabalhos se concentram na execução de estruturas de concreto e nas instalações hidrossanitárias, bem como na implantação da infraestrutura elétrica.
Prevista no Plano Diretor Municipal desde 1996, a nova estrutura tem a entrega estimada para o segundo semestre deste ano. Na realização, que inclui a urbanização de uma área de quase 14 mil metros quadrados, a Prefeitura de Blumenau está investindo mais de R$ 3 milhões em recursos municipais. Os valores provêm do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), viabilizado pelo governo do Estado de Santa Catarina.
Similar ao Parque Ramiro Rudiger, no bairro Velha, o empreendimento irá oferecer diferentes equipamentos e ambientes para a prática esportiva, além de espaços de lazer e convivência. No local, constarão espaços como gramados para piquenique, jardins, pet place, quadra de esportes multiuso, cancha de bocha, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, pista de skate e pista para bicicleta.
O Parque das Itoupavas irá oportunizar diretamente mais lazer, esporte e cultura à região Norte, uma das mais populosas do município. Por sua facilidade de acesso, a partir da rodovia BR-470, a estrutura também irá contemplar benefícios à população de outras regiões de Blumenau e a moradores de cidades vizinhas.
Homenagem
O empreendimento recebe seu nome em homenagem ao legado de Alcantaro Correa, empresário local falecido em 2014, que presidiu a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a empresa Eletro Aço Altona. Formado em engenharia, presidiu também o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Conselho Deliberativo do Sebrae/SC e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.
Com informações de Denisse Lopes, SECOM / Blumenau