Imagine uma área de fumantes dentro de um cemitério, cercada por cruzes, lápides e túmulos. Agora, visualize esse cenário dentro de um parque de diversões, onde alegria e diversão são os principais atrativos.
Essa é a proposta do novo fumódromo do Beto Carrero World, localizado na área Cowboyland, em frente à NERF Mania. O espaço foi criado com uma decoração sombria e uma mensagem provocativa: “Para fumantes que não têm medo de ir além”.
O parque, reconhecido como o melhor do Brasil e o quarto melhor do mundo em 2024 pelo TripAdvisor, introduziu esse espaço inusitado como parte de uma estratégia que parece unir entretenimento e uma sutil conscientização sobre os perigos do tabagismo.
No Brasil, embora o número de fumantes tenha diminuído significativamente nas últimas décadas, o tabagismo ainda causa cerca de 162 mil mortes anuais. Além disso, o impacto do fumo passivo continua a ser uma preocupação de saúde pública.
A redução do número de fumantes tem sido significativa, com a prevalência caindo de 15,7% em 2006 para menos de 9% em 2021. Além disso, o tabagismo passivo, ou seja, a exposição involuntária à fumaça de tabaco, ainda afeta milhões de brasileiros, sendo um risco significativo para a saúde pública.
O Brasil pode ser considerado uma referência no combate ao tabagismo, com campanhas e legislações. Isso fica bem visível nas embalagens das caixas de cigarros e aumento de impostos para os produtos.