Samae, Serviços Urbanos e Odebrecht Ambiental se alinharam para executar serviços de uma única vez.
Texto: Joni César | Fotos: Marcelo Martins
A apresentação na manhã desta sexta-feira, dia 31, das obras de melhorias na região da Alameda Rio Branco, no salão nobre da prefeitura, confirmou mais uma vez a parceria firmada entre o Samae, a Odebrecht Ambiental e a Secretaria de Serviços Urbanos para otimizar os trabalhos de implantação da rede coletora de esgoto, rede de água e drenagem pluvial.

Além disso, a apresentação também serviu para um balanço das obras atualmente em execução, em especial na implantação da rede de esgoto, que hoje se concentram na rua Nereu Ramos e vias adjacentes. De acordo com o diretor operacional da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato Virgínio da Silva, mais de um quilômetro e meio de extensão da Nereu Ramos está recebendo o esgoto. Depois desta etapa, a empresa encerra os trabalhos naquela região e o Samae inicia a implantação da rede de água.

Durante a apresentação, o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, também confirmou que foram feitas reformas em 10 caixas coletoras (bocas de lobo) na localidade e quatro novas foram implantadas. “Mudanças significativas foram feitas nas caixas coletoras. Além de fazer a troca da tubulação de 150 milímetros para 300 milímetros, ampliando o escoamento de água, todas as caixas foram ligadas diretamente à galeria. Isso minimiza em muito a sobrecarga de água na região em dias de chuvas intensas”, diz Rafael.
Benefício
A parceria, além de otimizar as obras de implantação da rede de esgoto e posteriormente a nova rede de água pelo Samae, também beneficia diretamente quatro mil moradores da região, que não interrompem suas rotinas diárias em função das obras. Para o diretor-presidente da autarquia, Valdair José Matias, a nova tubulação para o abastecimento de água à comunidade vai por um fim em um período de 50 anos sem qualquer manutenção na região. “Esse trabalho conjunto é importante para que todos os serviços públicos necessários na região sejam executados de uma só vez. Isso evita intervenções individuais de cada setor, que geram mais transtornos à comunidade”, afirma.
Com os trabalhos em execução, a Prefeitura de Blumenau espera entregar a região totalmente adequada para a comunidade no final de setembro. E com uma novidade: o asfaltamento da rua Nereu Ramos. Para compor esse quadro positivo, estão sendo investidos R$ 3 milhões pelo Samae, permitindo terminar com vazamentos de água na região, garantindo um abastecimento de qualidade e sem interrupção. Além da região da Alameda Rio Branco, Matias também salientou sobre as obras de melhorias no bairro Victor Konder, com um investimento de R$ 2,7 milhões para implantação de nova rede de abastecimento de água aos moradores.
via SECOM / Blumenau