Parceria entre Ministério do Turismo e companhias aéreas amplia voos e assentos para o verão

O grande desafio será a capacidade da infraestrutura dos aeroportos para atender ao aumento do fluxo de passageiros durante a alta temporada.

O próximo verão pode trazer números muito bons para os voos domésticos. Se a parceria do Ministério do Turismo com as principais companhias aéreas der certo, o número de assentos em voos dentro do Brasil pode chegar a marca de 29,8 milhões, com 3,2 milhões a mais que a temporada passada — um crescimento de 12% . E tem mais: a  expectativa é que a quantidade de voos suba para 184 mil, com 17,8 mil novas opções, um salto de 10,7% em relação a 2023.

Os números otimistas foram apresentados nesta segunda-feira (11/11/24), pelo ministro do Turismo, Celso Sabino , durante o lançamento da nova fase do programa Conheça o Brasil Voando . “Agora somos o quarto maior mercado de aviação do mundo! É uma conquista enorme”, comemorou o ministro, que também destacou como os brasileiros estão cada vez mais interessados em viajar pelo próprio país.

Mais voos, novos destinos e opções extras

O programa vem com tudo na segunda edição, incluindo a ampliação do stopover , aquela parada estratégica que permite conhecer uma cidade no meio do caminho sem pagar nada a mais na passagem. Além disso, as companhias aéreas já estão afiando suas malhas de voos para a alta temporada.

A Azul Linhas Aéreas , por exemplo, deve operar quase 4 mil voos extras entre dezembro e fevereiro, com direito a novas rotas e conexões que incluem destinos internacionais e nacionais. São 40% mais assentos no total! Já a Latam também não ficou para trás e pretende adicionar 2,3 mil voos domésticos e internacionais ao seu cronograma.

Aeroportos lotados

Se por um lado o aumento na oferta de assentos deixa os turistas animados, por outro, coloca os aeroportos do Brasil perto do limite. “Nossos terminais estão quase no topo da capacidade, mas isso só mostra o quanto estamos crescendo”, comentou Sabino que naturalmente quer vender uma boa imagem do governo. Para completar, o ministro fez questão de ressaltar que a movimentação está sendo impulsionada por uma economia mais estável e por investimentos federais em infraestrutura de transporte.

Outro ponto levantado foi o fator preço: quem compra passagem com antecedência pode se dar bem, encontrando tarifas mais amigáveis. O objetivo final? Fazer com que mais brasileiros descubram as belezas do país e movimentem ainda mais o turismo nacional, que vem crescendo como uma atividade sustentável e cheia de oportunidades.

Fonte: Agência Brasil


 

 


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