Em reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), realizada na última semana, foi aprovado pelo presidente Eder Boron e também entre os conselheiros, a utilização do Fundo Municipal do Meio Ambiente para a implantação de um Serviço de Atendimento a Animais Silvestres em Blumenau (SAASBLU), por meio do Hospital Escola Veterinário da Furb.
O projeto de expansão foi apresentado pela Furb em parceria com a Faema e Polícia Militar Ambiental, com o intuito de minimizar o tempo de espera dos animais por um socorro, além de reduzir os custos com deslocamentos. “Antes, em qualquer ocorrência ou acidente, o bicho era encaminhado pela Polícia Ambiental até Florianópolis para receber o atendimento. A partir da implantação do SAASBLU em nossa região, será possível diminuir as mortes e aumentar o número de reabilitação dos animais sobreviventes”, avalia o presidente da Faema.
De acordo com a Faema, em nossa região há ocorrências com capivaras, cutias, gambás, bugios, roedores, aves, corujas, entre outras espécies, vítimas de atropelamentos, eletrocussões, ataques de outros animais e também doenças. Segundo dados da PMA, em 2017 mais de 400 ocorrências foram registradas, sendo que destas, em 200 delas os animais estavam mortos ou gravemente feridos.
Conforme prevê o artigo 11 da Lei complementar 747, que institui o Código do Meio Ambiente do Município de Blumenau, a utilização dos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) deve ser aplicada em desenvolvimento de planos, programas e projetos, que fomentem o uso sustentável dos recursos naturais, além da educação e do controle ambiental.
Por Fernando Gonzaga [PMB]