Nem a chuva atrapalhou o desfile em carro aberto dos paratletas Suzana Nahirnei e José Alexandre Martins da Costa por várias ruas de Blumenau na manhã desta quinta-feira (20/07/23). Eles chegaram na cidade depois de uma participação histórica no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França.
Sobre uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar, eles saíram às 9h30 da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), sede do Paradesporto, e seguiram pelas ruas Engº Paul Werner, São Paulo, Antônio da Veiga, Sete de Setembro, Alameda Rio Branco e 15 de Novembro até a Prefeitura de Blumenau. Suzana, José e a comitiva técnica foram recepcionados pelo prefeito Mário Hildebrandt e pela vice-prefeita Maria Regina.
Foi a primeira vez que o município teve representantes em uma competição mundial de paratletismo. José Alexandre trouxe para o município uma medalha de bronze nos 400m rasos da classe T47, com a marca de 49 segundos – a melhor marca dele na carreira. E Suzana retornou com a sexta colocação e a quarta melhor marca mundial do ano no arremesso de peso.
“Acompanhar e torcer pelo Zé e pela Suzana, que treinaram muito para chegar no mundial, e hoje recebê-los de volta com esse reconhecimento nacional é algo histórico para a nossa cidade. Mas a maior vitória é a inclusão que proporcionamos a eles e tantos outros jovens com deficiência em Blumenau. Temos alcançado relevância e destaque em diversos setores do Município, mas presenciar a mudança de vida que o esporte e o programa Paradesporto proporcionam é, sem dúvidas, nossa maior conquista enquanto cidade” destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Para a vice-prefeita, Maria Regina, o esforço dos paratletas e da equipe de técnicos e professores se firma com os resultados do município no mundial.
“O Paradesporto sempre foi destaque para Blumenau e uma referência nacional como um dos primeiros dez centros de referência Paralímpicos do Brasil e o único de Santa Catarina. Agora atingimos marcas mundiais e seguiremos avançando sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com deficiência oferecendo oportunidades e buscando igualdade”, ressaltou Maria.