O paratleta Henrique de Souza Bonin retorna a Blumenau com mais três conquistas na bagagem. Ele garantiu uma medalha de ouro nos 50 metros borboleta e duas de prata, sendo uma nos 100 metros livres e uma nos 50 metros livre, durante o Open Internacional de Natação. Bonin ficou a 11 milésimos do índice para a etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. A competição ocorreu entre os dias 9 e 12, no parque aquático do Centro Nacional de Rendimento de Buenos Aires, e reuniu paratletas de cinco países da América do Sul.
A coordenadora do Paradesporto Escolar, Giselle Margot Chirolli, salienta que todo o trabalho técnico e preparação física renderam bons resultados. “Estamos orgulhosos do atleta e da comissão técnica. Sua evolução no decorrer destes dois anos de programa é nítida. Todo este resultado é fruto do investimento da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, além da disponibilidade e empenho dos parceiros. Também não posso deixar de destacar o bom trabalho desenvolvido pelos professores técnicos Carlos Henrique e Jair Hank e da preparadora física Gabriela Maas Vieira. Henrique levou o programa do Paradesporto Escolar ao mundo, não poderia ter um presente melhor que esse”, finaliza.
Paradesporto para a vida
Por ano, a Prefeitura de Blumenau aplica no programa cerca de meio milhão de reais, garantindo aulas de atletismo paralímpico, basquete sobre rodas, bocha paralímpica, goalball, judô, natação, natação para bebês, tênis de mesa e ginástica artística para mais de 200 crianças com deficiências do município. Tudo oferecido gratuitamente. Atualmente, o projeto conta com 25 profissionais da área de educação física. Uma equipe completa que proporciona a preparação física para o fortalecimento muscular e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Por Yara Schram, SECOM / Blumenau