Nesta sexta-feira (30/6/17), manifestações contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB), que teve o texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado; devem parar várias atividades, em especial no setor público.
Aqui em Blumenau, as manifestações irão se concentrar principalmente na praça Victor Konder, em frente da prefeitura. Logo cedo, os cartazes, faixas e demais materiais já estavam sendo colocados para a ação que deve se desenrolar ao longo do dia.
Algumas unidades de ensino e de saúde municipais não estarão funcionando em função dessa manifestação. Já em âmbito estadual, a única que irá paralisar em Blumenau será a EEB Professor Nilo Borghesi, e somente no período da tarde. Os trabalhadores do transporte coletivo irão interromper suas atividades das 14h às 16h, período em que nenhum ônibus sairá dos seis terminais urbanos.
Em outras cidades do Estado e país, a situação irá se repetir, já que o movimento foi organizado pelas Centrais sindicais. Por volta das 7h45min, manifestantes interditaram o trânsito na altura do quilômetro 101 da BR-101, no sentido Norte,em Navegantes, nas imediações do viaduto da BR-470. O trecho foi liberado cerca de 30 minutos depois.