Fotos: Wellington Civiero Ferreira e Natalino Civiero
Nesta manhã de segunda-feira (9), os interventores do Consórcio Siga e da Glória, Sérgio Chisté e Jardel Fabrício Range estiveram na sede da empresa. O objetivo era fazer um levantamento do dinheiro disponível oriundo do Consórcio Siga, para avaliar a possibilidade de pagar os salários dos trabalhadores ainda hoje. De acordo com entrevista do presidente do Sindetranscol, Ari Germer, à Radio Clube de Blumenau, 40% dos funcionários já receberam o adiantamento salarial. Bastava concluir o pagamento e efetuar aos que não tiveram seu salário depositado.
Assim que todos os valores forem pagos, a orientação é que retornem ao trabalho. Ainda há uma esperança de que os valores sejam depositados até às 14h, informação que só estará disponível mais tarde. De qualquer forma, os trabalhadores da empresa Glória foram convocados para uma assembléia que inicia às 15h no Clube de Caça e Tiro Itoupava Norte. O objetivo é reunir todos os 3 turnos de trabalho, fazer uma avaliação da situação atual e discutir quais os próximos passos.
Durante a manhã, muitas pessoas enfrentaram dificuldades por causa das estações de pré-embarque que estavam fechadas e são administradas pela empresa Glória. Pessoas idosas tinham que aguardar em pé a chegada dos ônibus da Rodovel e Verde Vale, além de pagar em duplicidade, já que após saírem do terminal não há como controlar quem desembarcou para pegar outro veículo do transporte coletivo sem as estações.
A linha 300 interbairros também não parou no Terminal Fortaleza, segundo uma leitora do site OBlumenauense. Um comunicado divulgado pelo Seterb na noite de ontem, disse que essa linha estaria operando nos terminais, apesar de que na Fortaleza as bilheterias não estavam abertas.