Fotos: Eraldo Schnaider
Na noite desta quarta-feira (28/03/18), a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), organizou uma noite solene para celebrar os sete anos e todos que apoiaram a iniciativa neste período. O evento que iniciou às 20h no Salão de Inverno do Bela Vista Country Club, teve como cerimonialistas os jornalistas Alexandre Gonçalves e Gisele Scopel.
Atualmente, o município investe cerca de R$ 1 milhão por ano no Paradesporto, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Desportos (FMD), mantendo uma equipe de 30 profissionais que atendem a cerca de 500 alunos por ano, sejam eles adultos ou em idade escolar.
Mais de 100 patrocinadores e apoiadores receberam placas em referência ao apoio que deram, seja para a realização de eventos, divulgação das atividades, custeio de participação em competições ou aquisição de equipamentos. “Foi uma noite solene de gratidão, de confraternização e reconhecimento”, explicou a diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli. Ela fez questão de ressaltar e valorizar o trabalho de todos os profissionais que permitem alcançar resultados tão expressivos.
OBlumenauense também recebeu uma placa, que foi entregue a Marlise Cardoso Jensen. Elas foram confeccionadas pela empresa Alumetal, uma das empresas que apoia o Paradesporto.
“É uma honra poder divulgar em nosso portal de notícias, um trabalho tão bonito como o desenvolvido pela equipe comandada pela Gisele. Não posso deixar de reconhecer, o incentivo da administração municipal ao manter a estrutura, para que possa oferecer uma perspectiva de vida melhor para todos os paratletas”, comentou o diretor do site, Claus Jensen, que também é deficiente físico e compreende como ninguém os desafios diários.
O prefeito Napoleão Bernardes também recebeu o reconhecimento da Apesblu, por ter abraçado a proposta em 2012 e transformado-a em política pública municipal permanente em 2016. O resultado do trabalho no Paradesporto, é visível pelo reconhecimento nacional e internacional, por meio das vitórias e resultados obtidos por seus paratletas, bem como acadêmico e científico, com a documentação de práticas e metodologias inovadoras.
Ao longo desses sete anos, o Programa ampliou o leque de modalidades, oferecendo aulas de tênis de mesa, judô, natação, natação para bebês, basquete sobre rodas, atletismo, bocha paralímpica, goalball, ginástica artística e a mais recente, equitação adaptada. As aulas são realizadas em 65 polos, que abrangem todas as regiões de Blumenau e facilitando o acesso dos alunos.