Em um mundo tecnológico, tradição já não garante sucesso. Descobrimos novos processos e soluções, e essa evolução é contínua. Se há pouco tempo o reconhecimento de voz na interação tecnológica era destaque, hoje com o Chat GPT, a interação com inteligência artificial vem somar para indicar caminhos ainda mais promissores.
Na área da educação não é diferente, onde a tecnologia se faz presente para a evolução do ensino e aprendizagem. O surgimento nos últimos anos de novas metodologias aliadas a tecnologia, tornou essa evolução inteligente para um aprendizado de qualidade, isso sem contar que os dados de acesso podem ser utilizados a favor dos alunos, para acompanhá-los e incentivá-los a atingir seus objetivos.
Para falar sobre o tema “O Mundo e a Universidade Digital”, Adriano Albano discorre sobre cenários antigos e atuais do nosso dia-a-dia e da educação, desde o surgimento do primeiro computador aos tempos atuais, com o metaverso. Serão conhecidas ferramentas tecnológicas como Games Interativos, Realidade Aumentada, QrCode, Podcast, Material Didático com tecnologia digital, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e APPs, Laboratórios Virtuais, interação digital colaborativa entre outros. O expectador entenderá ainda como funcionam as Metodologias Ativas (sala de aula invertida), os Reality Shows Educacionais, os Laboratórios Físicos, as Práticas Guiadas bem como o conceito Life LongLearning.
Albano reforça que, “quem escolheu a EAD descobre que acabou escolhendo um caminho com metodologia inteligente e moderna, e sai muito mais confiante e preparado para atuar com essas tecnologias”. Albano ainda demonstrará como é possível pesquisar a efetividade da educação presencial e digital, e quais são os indicadores de qualidade confiáveis acessíveis para consulta.
O sucesso e adesão da educação digital foi tamanha, que em apenas sete anos, esta tomou conta das Universidades. Segundo o Censo MEC 2021, no Brasil o presencial caiu 70%, passando de 2.383.110 matrículas em 2014, para 1.467.523 em 2021. A EAD, por sua vez, cresceu 70%, passando de 727.738 mátriculas em 2014, para 2.477.374 em 2021.
Na região de Blumenau, a Unicesumar se tornou a universidade que mais matrícula em cursos superiores, com 3.000 novos alunos no primeiro semestre de 2023 em toda a região. Para comemorar estes números, a palestra “O Mundo e a Universidade Digital” será realizada no dia 01 de Março em Blumenau, no grande auditório do Teatro Carlos Gomes, às 19h.
Estão sendo esperadas mais de 500 pessoas no evento. O Evento será gratuito e aberto ao público e será ministrado por Adriano Albano, consultor e proprietário de unidades da Universidade Unicesumar, possuindo 18 anos de experiência na Educação Digital.
A palestra passará por Blumenau, Joinville, e Fortaleza nos próximos dias, e já atingiu mais de 30 mil expectadores em todo o Brasil. Na ocasião serão sorteadas bolsas de estudos da Universidade Unicesumar.