Palestra em Blumenau busca orientar empresários sobre erros trabalhistas comuns

Evento promovido pelo SIHORBS traz o juiz federal Marlos Melek, redator da Reforma Trabalhista de 2017.

Erros na gestão de funcionários têm levado muitas empresas brasileiras a enfrentarem grandes condenações na Justiça do Trabalho. Problemas como contratos mal elaborados, falta de registros adequados e falhas no cumprimento da legislação são responsáveis por gerar milhões de processos trabalhistas a cada ano, prejudicando o setor empresarial e trazendo altos custos para as corporações. Em meio a esse cenário, muitos empregadores desconhecem práticas simples que poderiam evitar complicações judiciais e financeiras.

Para ajudar empresários de Blumenau e região a evitar esses erros comuns, o juiz federal Marlos Melek, redator da Reforma Trabalhista de 2017, ministrará uma palestra no dia 26 de setembro, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Com o tema “Onde as empresas mais erram? Pequenas dicas para evitar grandes condenações trabalhistas”, o evento trará orientações práticas para empresas, escritórios de contabilidade e profissionais de recursos humanos. Melek, referência nacional na área trabalhista, é também autor de livros que abordam de forma acessível os principais erros cometidos pelas corporações e como evitá-los.

Melek possui 19 anos de experiência como juiz federal do Trabalho e foi um dos responsáveis pela redação final da Reforma Trabalhista. Além disso, atuou como juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Autor de obras como “Trabalhista! E Agora?” e “O Novo Normal – nos negócios e para você”, seus livros buscam simplificar o entendimento sobre a legislação trabalhista, sem uso de termos jurídicos complexos.

Em 2023, o Brasil registrou um aumento expressivo no número de ações trabalhistas, somando 3.519.429 processos. Após dois anos de queda durante a pandemia, o volume de novos casos cresceu 11,3% em relação a 2022. Nas Varas do Trabalho, esse aumento foi de 12,6%, enquanto nos Tribunais Regionais foi de 12,4%, e no TST, 4,2%. As principais atividades que concentraram a maior parte dos processos foram os serviços (21,2%), a indústria (17,9%) e o comércio (11,1%). Esses números reforçam a importância de eventos como a palestra de Marlos Melek, que busca conscientizar os empresários sobre a necessidade de adotar boas práticas na gestão de suas equipes.

Palestra “Onde as empresas mais erram? Pequenas dicas para evitar grandes condenações trabalhistas”
Data e horário: 26 de setembro (quinta-feira), às 18h30
Local: Centro Empresarial de Blumenau (CEB), Rua Antônio Treis, 607 – Vorstadt, Inscrições: gratuitas e limitadas pelo site do Sihorbs
Mais informações pelo WhatsApp (47) 98448-0331

SOBRE O SIHORBS:

O Sihorbs representa os interesses de hotéis, restaurantes, bares e similares em Blumenau e região. A entidade atua na defesa dos interesses econômicos das empresas, na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho e em ações de proteção e representação legal. Além de Blumenau, a base territorial do sindicato abrange mais de 40 municípios, incluindo Gaspar, Pomerode, Timbó e Rio do Sul.