Pais vão poder acompanhar pela internet a alimentação dos filhos em Itajaí

cardapio-online_02Itajaí (SC) – A Secretaria de Educação de Itajaí lança às 10h desta quinta-feira (9/6/16), o cardápio on-line da Rede Municipal de Ensino, que será preparado mensalmente. São mais de 40 mil refeições servidas diariamente aos estudantes.  Até então, o cardápio ficava exposto nos refeitórios.

Para acessar o serviço, basta entrar no site da Secretaria de Educação e clicar no banner do Cardápio on-line, na lateral direita da página principal, logo abaixo do Acesso à Informação.

Preparados pelas nutricionistas, os cardápios serão divididos por faixa etária: Berçário I, berçário II, maternal, Jardim e Pré, Ensino Fundamental, Educação Integral, Programa Mais Educação e Educação de Jovens e Adultos, atendendo a Resolução Nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE.

O serviço é feito pela equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Proalimentar), da Diretoria de Assistência ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação. Uma supervisora de alimentação, nutricionistas e estagiários, junto com uma empresa terceirizada contratada exclusivamente para preparar e servir as refeições, planejam e operacionalizam o serviço.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é fornecer aos alunos um cardápio saudável, balanceado e adequado por faixa etária, composto por alguns alimentos integrais como pão, macarrão e arroz, além de feijão, lentilha, ovos, carne, peixe, verduras, legumes, frutas variadas e sucos naturais.

No evento de lançamento, também será apresentado o Manual de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense, além da palestra “os desafios da alimentação saudável no ambiente escolar”, do Programa Educação em Saúde.

 

 

Manual de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense

O manual é o resultado de mais de um ano de atividades, que envolvem desde o planejamento à execução pelo Grupo de Trabalho do Programa Educação Em Saúde. Destinado aos professores e auxiliares da Rede Municipal de Ensino que fazem o atendimento as crianças nas unidades, o manual oferece orientações e dicas sobre como agir em situações que possam vir a ocorrer com as crianças durante o período em que estão na escola.

Por exemplo, orienta o professor ou auxiliar sobre como agir caso a criança sofra uma queda ou quebre um dente. Também há informações sobre os cuidados para prevenir acidentes no ambiente, que vão desde fios, cordas, portas e persianas da unidade até a precaução e atenção ao uso de materiais como alfinetes, grampos e tachinhas.

Com texto de fácil compreensão, ilustrado, em 66 páginas, o Manual tem diversas abordagens de promoção de saúde em diferentes áreas da saúde do estudante. O informativo será entregue a todos os professores, auxiliares e às direções de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

 

Fonte: Secretaria de Educação de Itajaí