O passeio será organizado pela equipe do Desafio dos Rochas, especialista em circuitos de bike na cidade
Texto: Camila Tibes
POMERODE/SC – A cidade que promove um dos mais famosos festivais de Páscoa do Brasil é também palco de uma grande competição de mountain bike, que reúne em abril atletas de várias partes do Brasil. Unir essas duas paixões é o objetivo do Passeio Ciclístico da Osterfest, que será realizado neste sábado (14/3). O evento recebe assessoria dos organizadores do Desafio dos Rochas, desde a escolha da rota, até o acompanhamento dos participantes.
Assim como boa parte da programação da Osterfest, o evento é aberto para participação de toda a família, e para entrar no clima colorido que envolve a cidade, os participantes são convidados a decorar as bicicletas. Um júri irá avaliar a criatividade dos ciclistas e o ganhador irá receber um prêmio especial. Também serão contemplados, o participante mais idoso e o mais jovem, para provar que, se divertir e praticar atividade física são para todas as idades. Para participar não é preciso fazer uma inscrição prévia, basta chegar ao local de saída do passeio até às 10h. Ao todo, serão quatro quilômetros de percurso e a saída está programada para às 10h, em frente ao Centro Cultural.
Osterfest
O festival, que pretende reviver as tradições de Páscoa trazidas pelos imigrantes alemães, iniciou no dia 5 de março e segue durante os fins de semana até o dia 5 de abril. Diversas atrações gastronômicas, artesanais e culturais fazem parte da programação, que nesta edição busca atender toda a família, desde as crianças até a terceira idade. O grande destaque deste ano está na maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) do mundo, com cerca de 15 metros de altura e 80 mil ovinhos que enfeitam os galhos secos.
Desafio dos Rochas
Em sua 3ª edição, o evento será realizado nos dias 11 e 12 de abril, em Pomerode. A expectativa é que aproximadamente 600 ciclistas de todo o país participem da prova. Neste ano, o tema será “Trilha da Cachaça”, uma antiga estrada na cidade que está sendo reaberta especialmente para a competição. Esta é a primeira prova do Brasil com rastreamento em tempo real e o evento com maior público e percurso de mountain bike de Santa Catarina.