A 17ª edição da Osterfest, realizada em Pomerode entre 27 de fevereiro e 20 de abril, foi a maior da história. Ao todo, 201.711 pessoas passaram pelas catracas do evento, no Centro Cultural da cidade, somando visitantes pagantes e não pagantes. Reconhecida como a Maior Festa de Páscoa do Brasil, a Osterfest atraiu turistas de todas as regiões do país e também do exterior.
Durante as oito semanas de programação, a cidade registrou alta ocupação hoteleira, especialmente nos fins de semana. A movimentação também beneficiou municípios vizinhos, que receberam parte dos visitantes. Além das mais de 30 atrações da Osterfest, muitos aproveitaram para explorar os pontos turísticos locais, como museus, parques, rotas culturais, fábricas abertas à visitação, além dos restaurantes e confeitarias tradicionais da chamada “Pequena Alemanha”.

Segundo Ivan Rudolfo Koch, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), o sucesso do evento fortalece o turismo em toda a região do Vale Europeu. “Já estamos coletando sugestões e avaliações para melhorar a Osterfest ainda mais em 2026”, afirmou.
A Osterfest é promovida pela Avip, entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 70 empresas do setor turístico e reinveste os recursos arrecadados na promoção do destino. A associação também organiza o Festival Gastronômico de Pomerode, que em 2025 será realizado de 10 a 27 de julho, no Pavilhão Municipal de Eventos. Mais informações estão disponíveis no site visitepomerode.com.br e nos perfis oficiais @visitepomerode.
A 17ª Osterfest contou com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e teve patrocínio de empresas como Havan, Komprão Koch Atacadista, Netzsch, Zee Rucci, Dicave, Sicredi, Kyly, Proaço, DVA, Nugali Chocolates, Mueller, Círculo e Weiku. O evento também teve apoio da Opa Bier, Olho Embutidos, Karsten, Governo de Santa Catarina, Secretaria Estadual de Turismo e Prefeitura de Pomerode.
Confira o vídeo que produzimos com as atrações do evento que terminou no último domingo (20).