A Associação Visite Pomerode (AVIP) já está nos preparativos da decoração e dos atrativos para a realização da Osterfest (Festa de Páscoa). A edição de 2022 vai acontecer entre os dias 17 de fevereiro e abril, sempre de quintas a domingos.
Consagrada como maior festa de Páscoa da América Latina, em 2019 chegou a atrair 250 mil visitantes. Depois foi adiada em função da pandemia de Covid-19 e agora retorna ao formato presencial, adaptada aos novos protocolos e cuidados de saúde.
“O cenário já permite investir na retomada dos eventos para ano que vem. Páscoa significa renascimento, o que combina muito com o sentimento de toda a população. Precisamos de esperança por dias melhores e estamos preparados para promover uma Osterfest com mais finais de semana de duração e, assim, diluir a quantidade simultânea de pessoas nos espaços comuns”, explica Manfredo Goede, presidente da AVIP.
A Osterfest tornou-se famosa pela maior árvore e maior ovo de Páscoa do mundo, atrações reunidas no Centro Cultural da cidade, que atraem milhares de visitantes. Outras atrações, atividades recreativas, gastronomia e produtos locais também fazem parte da celebração.
Em 2022, o Maior Ovo de Páscoa do Mundo, com 15 metros de altura, receberá pintura temática da técnica em Bauernmalerei, criada especialmente para o evento por três artesãos locais.
A arte do ovo e sua técnica
A técnica Bauernmalerei, ou “Pintura Camponesa” em alemão, foi trazida e cultivada em Santa Catarina pelos imigrantes alemães. Retrata figurativamente temáticas da natureza, com destaque para as flores e plantas europeias, além de pássaros e outros elementos do cotidiano. Esta manifestação cultural tem origem popular e nasceu no século XVII.
“O Bauernmalerei foi criado pelos camponeses, que buscavam dar vida aos seus móveis e objetos decorativos, acrescentando uma aura campestre e romântica. Para o ovo gigante da Osterfest 2022, a escolha pelo estilo vem ao encontro de preservar nossas tradições e valorizar a arte e o artesanato alemães”, revela Rafaela Trapp, uma das artesãs que criou a arte do ovo, junto com Zelia Klöpplel Rengel e Davi Gomes.
A réplica em grande escala será produzida pelo escultor João Siqueira, que possui experiência em grandes obras artísticas e já trabalhou nos outros dois ovos gigantes anteriores.