Os 167 anos de Blumenau terão o tradicional desfile pela Rua XV de Novembro

 

Neste sábado, dia 2 de setembro, há uma programação especial para comemorar os 167 anos de fundação da cidade. A partir das 8h, acontece a tradicional cerimônia de homenagem ao fundador do município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, no Mausoléu Dr. Blumenau, localizado na Rua 15 de Novembro, 161, no Centro. Na oportunidade, representantes de entidades depositarão corbélias de flores junto ao túmulo do colonizador, e o prefeito Napoleão Bernardes anunciará, junto com outras autoridades, a abertura oficial das comemorações.

A partir das 9h30min, deve iniciar o Desfile do 167º aniversário de Blumenau, com o tema “Vivenciando Blumenau”, com saída prevista no início da Alameda Rio Branco, na altura da Loja Flamingo. As 88 entidades desfilarão pela Rua 15 de Novembro até a Rua Amadeu da Luz. Serão nove carros alegóricos e cerca de duas mil pessoas envolvidas, onde entidades, escolas, órgãos públicos, mostram um pouco do trabalho desenvolvido por elas durante o ano.

O desfile será aberto pela banda do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, que é regida pelo subtenente Paulo Henrique e possui 29 integrantes. Entre os destaques da atual edição está a passagem da Igreja Luterana que fará alusão aos 500 anos do Dia da Reforma Protestante, ocorrido em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha.

Já a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) lembrará o cinquentenário de atividades do Museu da Família Colonial. Desde 1967, o espaço preserva um acervo de 6.200 peças que eram de propriedade do fundador de Blumenau, dos colonizadores e de suas famílias, como móveis, vestimentas e acessórios.

Além disso, o desfile terá as apresentações da Banda Municipal de Blumenau e bandas e fanfarras de escolas, passagem de bandeiras e estandartes de países que mantêm vínculos com a cidade e personagens representando o Dr. Blumenau, sua família e o Dr. Fritz Müller.

Clique aqui para saber a Ordem do desfile e o Histórico

 

Alterações no trânsito para o Desfile

A Rua Marechal Floriano Peixoto, entre as ruas 15 de Novembro e Curt Hering, será interrompida ao fluxo de veículos a partir das 20h desta sexta-feira, dia 1º de setembro, para a montagem do palco. A liberação do trecho está prevista para as 13h de sábado.

Já a Rua 15 de Novembro ficará interditada ao trânsito no sábado, das 6h às 13h, entre a Rua Amadeu da Luz e a Alameda Rio Branco. Na ocasião, o tráfego em direção à Rua Amadeu da Luz será desviado para a Rua Paulo Zimmermann. O fechamento da Alameda Rio Branco ocorrerá entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro.

Para acessar a Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-rio), os motoristas deverão ir até a Fonte Luminosa e retornar pela Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras). As ruas transversais Paul Hering, Rodolfo Freygang, Professor José Ferreira da Silva e Namy Deeke ficarão abertas para o tráfego de veículos até às 9h. Durante o período, agentes de trânsito estarão na região orientando os motoristas.

Com informações Felipe Elias e Juliana Damian Silva