O Governo do Estado está alinhado para garantir o funcionamento dos serviços públicos durante a temporada de verão 2014-2015. O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, promoveu uma reunião com diferentes órgãos estaduais, na tarde desta segunda-feira, 10, para definir os ajustes necessários e garantir a prestação dos serviços na época em que a demanda mais aumenta no Estado. O lançamento da Operação Veraneio, que envolve principalmente os órgãos vinculados à segurança pública, está previsto para o início de dezembro.
“É fundamental que os órgãos do Governo do Estado com atuação direta ou indireta na temporada de verão estejam absolutamente afinados para que as ações produzam resultados de forma rápida e eficiente, tanto para garantir a prestação dos serviços públicos aos catarinenses quanto aos milhares de turistas que nos visitam todos os anos”, ressaltou o chefe da Casa Civil, durante o encontro.
O secretário do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Melo, lembrou que o número de visitantes esperado para o verão 2014-2015 será maior que o do ano passado. “Em 2013, Santa Catarina recebeu cerca de cinco milhões de turistas, concentrados especialmente na região litorânea. A expectativa para esse ano é de que o número aumente em 15%, podendo chegar a 5,75 milhões de turistas no Estado”, afirmou Melo.
Apesar da concentração ser maior no Litoral catarinense, os órgãos vinculados à segurança pública focam o atendimento a todas as regiões. “Nosso planejamento operacional conta com deslocamento de bombeiros militares, policiais militares e civis para que atuem tanto nas cidades balneárias quanto nas instâncias hidrominerais para garantir o atendimento à população nas mais diferentes regiões catarinenses”, explicou o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcos de Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral; e do delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila.
O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, relatou quais medidas estão sendo tomadas para garantir a manutenção das estradas das regiões turísticas e informou que os serviços necessários serão executados sempre em períodos alternativos para não prejudicar o trânsito dessas cidades. Representantes da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) também participaram do encontro. As duas empresas haviam divulgado na sexta-feira, 7, as medidas adotadas para garantir o abastecimento de água e de energia elétrica no verão.
Texto: Maiara Gonçalves | Secretaria de Estado da Casa Civil