A festa superou as expectativas da organização que já se prepara para a próxima edição
Além do recorde de público que saltou de 26 mil para 37 mil, as vendas também apresentaram um aumento significativo. A maior variedade de pratos e os almoços com entrada gratuita aos sábados e domingos contribuíram para o balanço positivo da festa. Durante os dez dias de Festitália, foram vendidos cerca de 34 mil pratos A expositora Eliete Panini conta que observou o aumento nas vendas do seu produto que é carro-chefe da festa, o X-Polenta. “Notamos que as vendas diárias aumentaram em um pouco mais de 10%, em relação ao ano anterior”, comemora.
Para a edição do ano que vem, a organização da festa pretende continuar com os almoços aos sábados e domingos com entrada franca, e oferecer o acesso livre também às segundas-feiras, dia em que há naturalmente uma queda no número de visitantes. “Queremos estimular as pessoas a vivenciarem um pouco da cultura e tradições italianas, que representa grande parte das famílias de Blumenau e região. A Festitália é um evento que busca reunir o público que aprecia o que há de melhor da Itália”, comenta o presidente do Lira Circolo Italaino di Blumenau e organizador da festa, José Domingos Gavioli.
Neste ano a Festitália trouxe diversas novidades, muitas devem ser mantidas, como a locação de taças de cristal e as bandas catarinenses com repertório de música italianas. A expectativa é que com o sucesso desta edição ocorra um crescimento também no número de expositores. Desta vez o aumento foi de 5 em 2013 para 17 em 2014.
Texto: Patrícia Wippel