A comissão organizadora do 16º Festival Gastronômico de Pomerode decidiu cancelar o evento deste ano, que estava programado para o período entre 8 e 26 de julho. O motivo é a incerteza com os efeitos da pandemia de Covid-19.
O festival é organizado com antecedência e mobiliza centenas de pessoas. Diante das dificuldades impostas pelo novo coronavírus, os organizadores preferiram agir com prudência e responsabilidade.
“É uma decisão muito difícil, mas necessária. No quadro atual, estamos preocupados em garantir a saúde de todos e o funcionamento seguro das atividades já liberadas”, explica o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede.
Um dos principais eventos gastronômicos de Santa Catarina, o festival tradicionalmente reúne restaurantes da cidade no Pavilhão Municipal de Eventos. Os estabelecimentos elaboram pratos de acordo com um tema pré-estabelecido. Na edição de 2019, mais de 40 mil pessoas participaram do festival.
A edição de 2021 está programada para o mês de julho, em data ainda a definir, e terá três semanas de duração.
A Associação Visite Pomerode (Avip) também promove o Pomerode Bierfest, que segue programado para o mês de novembro, e a Osterfest, festa de Páscoa que também teve a programação alterada devido à crise do coronavírus.
Pomerode
Restaurantes, pousadas, hotéis, cafés e o comércio de Pomerode estão funcionando conforme as diretrizes anunciadas pelas autoridades de saúde. No Centro Cultural, o ovo gigante desenhado pelo artista plástico Romero Britto e a maior Osterbaum do mundo continuam expostos aos visitantes.
Entidades empresariais do município, incluindo a Avip, criaram a campanha Pomerode Se Cuida, que estimulou o uso de máscaras pela população.