Começou nesta terça-feira (15/04/25) a segunda fase da Operação Limpa Pátios, uma iniciativa coordenada pelo Detran/SC em parceria com a Polícia Civil. A ação tem como foco o amassamento de 2.400 sucatas de veículos que estavam abandonadas em pátios por todo o estado, totalizando cerca de 1,5 mil toneladas de material ferroso.
O lançamento ocorreu em Areias, São José, com a presença do governador Jorginho Mello, do presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, do secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, e do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel.
Os veículos inutilizados — muitos deles há décadas parados, alguns há até 30 anos — são classificados como ferrosos, ou seja, não podem voltar a circular nem ter peças reaproveitadas. Além de liberar espaço nos pátios, a iniciativa tem como objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Segundo o Detran/SC, parte dos automóveis foi arrematada em um grande leilão realizado em seis regiões do estado. Agora, começa a etapa de retirada e envio dos veículos para reciclagem. Só no pátio da Polícia Civil em São José, cerca de 200 sucatas estão sendo prensadas e terão o metal reaproveitado.
Na primeira fase da operação, mais de 30 mil veículos foram destruídos em 54 municípios, com apoio da Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado.
Fonte: Governo de Santa Catarina
A ciência por trás da voz: entrevista com Ariel Coelho