A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (19/06/24) a “Operação Publicis” com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode. O alvo da operação são oito pessoas suspeitas de envolvimento nos disparos de arma de fogo ocorridos na residência do ex-secretário municipal Michael Maiochi, no dia 5 de fevereiro.
A vítima vinha sofrendo ameaças por meio de mensagens de WhatsApp que chegavam através de terceiros, denegrindo sua imagem com acusações de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito durante sua gestão municipal. Havia também a promessa de que um mal grave poderia lhe acontecer.
Após quatro meses de investigação, os policiais identificaram oito pessoas. O delegado responsável pelo caso representou pela busca e apreensão domiciliar ao Poder Judiciário para obter mais provas que possam ajudar nas investigações.
Até o momento, não foi possível esclarecer a verdadeira motivação para as ameaças e os disparos contra o ex-secretário.
A vítima afirmou acreditar que estejam relacionadas à sua atuação firme no cargo com os prestadores de serviço, aplicando multas e rescindindo contratos. Durante a operação policial, foram apreendidos uma motocicleta supostamente utilizada pelos autores dos disparos, duas armas de fogo, R$ 4 mil em dinheiro, diversos documentos e aparelhos celulares que serão analisados e periciados.
O resultado deste trabalho será anexado ao inquérito policial e encaminhado ao Poder Judiciário após o término das investigações. A ação contou com o apoio de 36 policiais civis da DRFR, DTCA, NINT e DPCo de Indaial, Pomerode, Ascurra e Timbó.